A equipe do Trem Desportivo Clube venceu o Assofiap por 32 a 28 e conquistou o título da Copa Desafio de Handebol Feminino. Decisão aconteceu na noite de segunda-feira, 24, no ginásio Avertino Ramos.
O Assofiap abriu o placar e encerrou o primeiro tempo com 7 gols de diferença. Porém, no segundo tempo o Trem conseguiu se recuperar e virou o jogo.
A artilheira da Copa foi a atleta Ana, do Assofiap, com 28 gols. Jondielma Pacheco foi escolhida como estaque da competição.
A Copa Desafio de Handebol Feminino contou com a participação de 4 equipes: ADCA, Meta, Assofiap e Trem.
Inicia hoje, às 18h, no auditório da Faculdade de Macapá (FAMA) o curso de formação de árbitros de handebol. O palestrante é Jesus Nilson Menezes, árbitro nacional e internacional de handebol.
Capacitação prossegue até segunda-feira, 24. Sendo que hoje aconteceu apenas a parte teórica, e a partir de amanhã acontece também a parte prática no ginásio Avertino Ramos.
Nilson Menezes informou que o curso é destinado ao público em geral, entretanto a maioria dos participantes são acadêmicos de educação física.
O árbitro também declarou que os alunos passarão por testes práticos, teóricos e físicos. A média para passar no curso é 7 pontos, quem não alcançar média receberá certificado de participação, e quem for aprovado já estará apto a apitar partidas de handebol.
Richard Neves, presidente da Federação Amapaense de Handebol disse que o curso é de suma importância para aumentar o quadro de arbitragem da federação. “Antigamente quem apitava os jogos eram os próprios atletas, e isso causava muito confusão nos campeonatos. Já conseguimos reverter essa situação, mas acredito que com este curso iremos aumentar o quadro de árbitros da federação, e consequentemente o nível das competições também irão aumentar”, enfatizou.
Loran André, atleta do handebol amapaense, passou nos testes feitos no Aix En Provence, clube universitário, que integra a 2ª divisão da Liga Nacional Francesa, e agora assinará contrato para começar a jogar no time francês.
O atleta está no Amapá, e retornará a França apenas em agosto, momento em que irá começar a jogar no time de menores de 18 anos e também no nacional 3 do Aix En Provence. Entretanto ele continuará treinando, e talvez participará de alguns campeonatos no estado até o dia de sua viagem.
O convite para participar dos testes foi feito quando o professor francês Jean Nita (ex-técnico da seleção francesa de Handebol e ex-Ministro de Esportes da França), veio ao estado no ano passado ministrar palestrar sobre os fundamentos e o desenvolvimento psico-socio-motor, o progresso de ensino aprendizagem e treinamento do esporte.
Ronaldo Cunha, pai de Loran, disse que o clube já esta pensando em preparar o atleta para as Olimpíadas de 2016, momento em que ele já estará com 20 anos.
Loran também já fez testes em fevereiro no Esporte Clube Pinheiro (SP). O atleta conta que participaram dos testes 50 pessoas, sendo que ele ficou entre os 3 últimos colocados, porém nenhum ficou no clube. Os dirigentes declaram que Loran não ficou pro causa da sua altura, porque queriam atletas com mais de 1,80m, e ele tem 1,78m.
O Conexão Aquarela venceu os dois jogos da final do Campeonato Amapaense Cadete de Handebol, que aconteceu na noite de quarta-feira,5, no ginásio Avertino Ramos. No feminino as meninas venceram o ADCA pelo placar de 6 a 4. A disputa masculina foi decidida apenas nos últimos minutos. A equipe do Conexão desbancou o Meta Clube pelo placar de 18 a 17. Participaram da competição seis equipes femininas e quatro masculinas: as equipes do Atual no masculino e feminino, IMES masculino e feminino, Assofiap masculino e feminino, Conexão masculino e feminino, Objetivo no feminino, e ADCA no feminino. De acordo com Richard Neves, presidente da Federação Amapaense de Handebol, a competição foi aberta tanto para clubes filiados, quanto para escolas públicas e particulares com o intuito de incentivar a prática da modalidade. “Nosso objetivo é incentivar os estudantes de até 16 anos a disputar campeonatos e a não desistir do esporte. Sentimos dificuldades, principalmente de encontrar em escolas públicas atletas interessados, isso se deve à falta de apoio. Na Copa Petrobras do ano passado, por exemplo, o Amapá só teve representantes de escolas particulares. Por essa razão acredito que devemos dar oportunidade para alunos da rede pública”, declarou Richard.
A Federação Amapaense de Handebol (FAHB) realizará até o dia 15 de maio as inscrições para o curso de formação de árbitros. O palestrante será Nilson Menezes, árbitro nacional e internacional de handebol. O curso acontecerá de 21 a 24 de maio, sendo que a parte teórica será no auditório da Faculdade de Macapá (FAMA), e a prática no ginásio Avertino Ramos. As inscrições podem ser feitas na secretaria da FAMA e na sede da FAHB, que fica na Rua José Serafim, 53, bairro do Laguinho. Richard Neves, presidente da Federação Amapaense de Handebol declarou que o curso é destinado a acadêmicos de educação física e praticantes da modalidade. O presidente disse ainda que o curso é de suma importância para aumentar o quadro de arbitragem da federação. “Antigamente quem apitava os jogos eram os próprios atletas, e isso causava muito confusão nos campeonatos. Já conseguimos reverter essa situação, mas acredito que com este curso iremos aumentar o quadro de árbitros da federação, e consequentemente o nível das competições também irão aumentar”, enfatizou.