terça-feira, 25 de maio de 2010

Trem Desportivo Clube vence Assofiap e conquista o título da Copa Desafio de Handebol Feminino


A equipe do Trem Desportivo Clube venceu o Assofiap por 32 a 28 e conquistou o título da Copa Desafio de Handebol Feminino. Decisão aconteceu na noite de segunda-feira, 24, no ginásio Avertino Ramos.

O Assofiap abriu o placar e encerrou o primeiro tempo com 7 gols de diferença. Porém, no segundo tempo o Trem conseguiu se recuperar e virou o jogo.

A artilheira da Copa foi a atleta Ana, do Assofiap, com 28 gols. Jondielma Pacheco foi escolhida como estaque da competição.

A Copa Desafio de Handebol Feminino contou com a participação de 4 equipes: ADCA, Meta, Assofiap e Trem.









sexta-feira, 21 de maio de 2010

Curso de formação de árbitros de handebol é iniciado no Amapá

Inicia hoje, às 18h, no auditório da Faculdade de Macapá (FAMA) o curso de formação de árbitros de handebol. O palestrante é Jesus Nilson Menezes, árbitro nacional e internacional de handebol.

Capacitação prossegue até segunda-feira, 24. Sendo que hoje aconteceu apenas a parte teórica, e a partir de amanhã acontece também a parte prática no ginásio Avertino Ramos.

Nilson Menezes informou que o curso é destinado ao público em geral, entretanto a maioria dos participantes são acadêmicos de educação física.

O árbitro também declarou que os alunos passarão por testes práticos, teóricos e físicos. A média para passar no curso é 7 pontos, quem não alcançar média receberá certificado de participação, e quem for aprovado já estará apto a apitar partidas de handebol.

Richard Neves, presidente da Federação Amapaense de Handebol disse que o curso é de suma importância para aumentar o quadro de arbitragem da federação. “Antigamente quem apitava os jogos eram os próprios atletas, e isso causava muito confusão nos campeonatos. Já conseguimos reverter essa situação, mas acredito que com este curso iremos aumentar o quadro de árbitros da federação, e consequentemente o nível das competições também irão aumentar”, enfatizou.

Atleta amapaense irá jogar em clube de handebol da França


Loran André, atleta do handebol amapaense, passou nos testes feitos no Aix En Provence, clube universitário, que integra a 2ª divisão da Liga Nacional Francesa, e agora assinará contrato para começar a jogar no time francês.

O atleta está no Amapá, e retornará a França apenas em agosto, momento em que irá começar a jogar no time de menores de 18 anos e também no nacional 3 do Aix En Provence. Entretanto ele continuará treinando, e talvez participará de alguns campeonatos no estado até o dia de sua viagem.

O convite para participar dos testes foi feito quando o professor francês Jean Nita (ex-técnico da seleção francesa de Handebol e ex-Ministro de Esportes da França), veio ao estado no ano passado ministrar palestrar sobre os fundamentos e o desenvolvimento psico-socio-motor, o progresso de ensino aprendizagem e treinamento do esporte.

Ronaldo Cunha, pai de Loran, disse que o clube já esta pensando em preparar o atleta para as Olimpíadas de 2016, momento em que ele já estará com 20 anos.

Loran também já fez testes em fevereiro no Esporte Clube Pinheiro (SP). O atleta conta que participaram dos testes 50 pessoas, sendo que ele ficou entre os 3 últimos colocados, porém nenhum ficou no clube. Os dirigentes declaram que Loran não ficou pro causa da sua altura, porque queriam atletas com mais de 1,80m, e ele tem 1,78m.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Conexão Aquarela vence no masculino e no feminino o Campeonato Cadete de Handebol




O Conexão Aquarela venceu os dois jogos da final do Campeonato Amapaense Cadete de Handebol, que aconteceu na noite de quarta-feira,5, no ginásio Avertino Ramos.
No feminino as meninas venceram o ADCA pelo placar de 6 a 4.
A disputa masculina foi decidida apenas nos últimos minutos. A equipe do Conexão desbancou o Meta Clube pelo placar de 18 a 17.
Participaram da competição seis equipes femininas e quatro masculinas: as equipes do Atual no masculino e feminino, IMES masculino e feminino, Assofiap masculino e feminino, Conexão masculino e feminino, Objetivo no feminino, e ADCA no feminino.
De acordo com Richard Neves, presidente da Federação Amapaense de Handebol, a competição foi aberta tanto para clubes filiados, quanto para escolas públicas e particulares com o intuito de incentivar a prática da modalidade. “Nosso objetivo é incentivar os estudantes de até 16 anos a disputar campeonatos e a não desistir do esporte. Sentimos dificuldades, principalmente de encontrar em escolas públicas atletas interessados, isso se deve à falta de apoio. Na Copa Petrobras do ano passado, por exemplo, o Amapá só teve representantes de escolas particulares. Por essa razão acredito que devemos dar oportunidade para alunos da rede pública”, declarou Richard.



quarta-feira, 5 de maio de 2010

Curso de Formação de Árbitro de Handebol acontecerá no Amapá

A Federação Amapaense de Handebol (FAHB) realizará até o dia 15 de maio as inscrições para o curso de formação de árbitros. O palestrante será Nilson Menezes, árbitro nacional e internacional de handebol.
O curso acontecerá de 21 a 24 de maio, sendo que a parte teórica será no auditório da Faculdade de Macapá (FAMA), e a prática no ginásio Avertino Ramos.
As inscrições podem ser feitas na secretaria da FAMA e na sede da FAHB, que fica na Rua José Serafim, 53, bairro do Laguinho.
Richard Neves, presidente da Federação Amapaense de Handebol declarou que o curso é destinado a acadêmicos de educação física e praticantes da modalidade.
O presidente disse ainda que o curso é de suma importância para aumentar o quadro de arbitragem da federação. “Antigamente quem apitava os jogos eram os próprios atletas, e isso causava muito confusão nos campeonatos. Já conseguimos reverter essa situação, mas acredito que com este curso iremos aumentar o quadro de árbitros da federação, e consequentemente o nível das competições também irão aumentar”, enfatizou.